Você doa sangue? Hoje é dia mundial do doador!

14 de junho é a data escolhida no mundo para celebrar esse ato solidário do doador de sangue regular, que também traduz responsabilidade social e generosidade para com o próximo

SANGUE002.png

O apelo é frequente. O ano todo precisa-se de mais e mais sangue doado. Afinal, nada substitui o sangue humano em caso de necessidade. E a necessidade tende a sempre crescer. A transfusão torna-se a diferença entre a vida e a morte em casos de acidentes, cirurgias, doenças. Mas anualmente, menos de 2% da população brasileira se dispõem a doar sangue.

O Hemocentro de Londrina enfrenta períodos em que a doação cai, enquanto a demanda só aumenta. O diretor do Hemocentro, Dr. Fausto Trigo, lembra que em 2019, o número de bolsas de sangue doadas chegou a 1300 por mês, “mas para atender dois complexos hospitalares importantes, que são a Santa Casa e o Hospital Evangélico de Londrina, precisamos de 800 bolsas mensais a mais.”

O mês de junho intensifica o chamado para sensibilizar novos doadores. Em Londrina, foi escolhido para a Campanha Municipal de Conscientização. E de maneira universal, celebra-se neste mês o Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho. A corrente para incentivar a doação também é uma forma de agradecer quem já realiza o ato com regularidade.

A empreendedora Adriana Pontin, estrategista da Excelência Mkt & Eventos é a idealizadora do Projeto Gotas de Vida, uma exposição fotográfica, que também reúne vídeos e relatos dos dois elos dessa história, doadores e receptores e o final feliz de vidas renovadas. Adriana ressalta que “doar sangue é um uma expressão de solidariedade, generosidade e responsabilidade social sim, mas também significa informação e conscientização”.

Doar sangue não prejudica em nada, ao contrário. Só causa o bem. Se você tem entre 16 e 69 anos, pesa 50 kg ou mais e está em boas condições de saúde, é só decidir pela doação, que pode ser feita até quatro vezes por ano, com intervalo de 60 dias entre cada uma. Se você você já é um doador regular, parabéns! Hoje é seu dia!

Para fazer sua doação nesse período de pandemia do Covid-19, acesse o site e agende seu horário: www.saude.pr.gov.br/doacao

Publicado por

Adriana Pontin

Adriana Pontin

Desde 2008 a Excelência Mkt & Eventos atua como mentoria especializada em fortalecer marcas e desenvolver negócios com soluções inovadoras. Os projetos estão sob a direção da estrategista de marketing e eventos, Adriana Pontin, que desenvolve planejamento estratégico com ações criativas e funcionais integrando as plataformas on-line e off line.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *