Transformando clientes em fãs: Nada substitui a boa experiência

Investir em relacionamento para fidelizar o consumidor é mais poderoso que qualquer propaganda 

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Cada marca tem uma avaliação perante seu público e ela depende da experiência. Se positiva, ela é capaz de fidelizar e tornar o consumidor mais do que um cliente, um fã. Ele faz a velha e boa propaganda “boca a boca” e, espontaneamente,  ajuda a difundir a marca, tornando-a uma autoridade no mercado. O contrário também ocorre, quando a experiência é negativa.

Desta forma, o Marketing de Relacionamento tem como proposta construir uma boa imagem e proporcionar a melhor experiência, aproximando marcas e públicos, com a utilização de estratégias bem planejadas. O primeiro passo é conhecer quem se deseja alcançar, criar uma persona – que é o cliente ideal – e compreender que cada indivíduo é único, com gostos e desejos particulares. Assim, passa-se a vender relacionamentos e a oferecer mais do que um produto ou serviço. 

O bom atendimento, com pessoas treinadas e competentes é um dos pilares, mas não é só. É preciso ter criatividade e proatividade para buscar soluções para o cliente, até mesmo de problemas que ele nem sabia que tinh, oferecendo diferenciais do concorrente, para que o cliente supere todas as expectativas, de maneira a cativá-lo de vez.

A internet e as redes sociais vieram para facilitar as coisas. São ferramentas poderosas para divulgar e consolidar uma marca ou até mesmo para estreitar relações, mas é preciso ter em mente: o mundo virtual tem que – obrigatoriamente – corresponder ao mundo real. A propaganda deve refletir exatamente o produto ou serviço oferecido. A experiência tem que ser boa para que curtidas não se transformem em classificações ruins, para que o “boca a boca” não destrutivo e para que um fã não se torne um inimigo da marca.

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Publicado por

Adriana Pontin

Executiva de negócios apaixonada por criar experiências únicas. Co-autora dos livros "Mulheres que empreendem e transformam" e "As donas da P. toda". Especialista em marketing de experiência, turismo de negócios, inovação social e liderança. Atual presidente da Adetunorp (agência de desenvolvimento turístico do Norte do Paraná). Araponguense, mas, pé vermelho de coração. Tutora do Theo, companheiro fiel, além de ser o pug mais lindo do mundo!

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