Parabéns aos jornalistas que tem FUNÇÃO essencial na COMUNICAÇÃO

Nessa data, equipe de Adriana Pontin lembra a essencial função do assessor de imprensa para empresas e outras organizações

São várias datas diferentes para lembrar a importância do mesmo profissional: o Jornalista. 29 de janeiro é a mais citada nos calendários, mas o sete de abril no Brasil talvez seja de maior relevância. Instituída pela Associação Brasileira de Imprensa, em 1931, homenageia o médico e jornalista João Batista Líbero Badaró, assassinado por inimigos políticos, em 22 de novembro de 1830, em São Paulo. Depois da sua morte, um movimento popular  levou à abdicação de D. Pedro I, no dia 7 de abril de 1831.

A profissão de Jornalista, que tem na essência, a propagação de fatos, e no dom, a escrita e a fala, tornou-se popular do grande público como sinônimo de repórter, o que é um erro.  Repórter é uma das funções do Jornalista, assim como editor, pauteiro, redator… E uma das menos conhecidas do grande público tem grande importância dentro de organizações em geral – a de assessor de imprensa.

O papel desse profissional é ser a ponte entre uma empresa ou qualquer organização e os veículos de comunicação – Rádio, TV, Jornais, Portais, etc, gerando notícias positivas que possam ser veiculadas por esses veículos ou facilitando a comunicação entre esses dois elos, esclarecendo fatos ou marcando entrevistas nos casos em que as organizações são o alvo de algum acontecimento.

Um exemplo são as assessorias de imprensa de prefeituras,  diariamente nos noticiários locais, em diversas áreas, e nem sempre de forma positiva. O assessor é procurado por outros jornalistas ligados aos veículos de comunicação, para que ele agende entrevistas com o prefeito ou secretários municipais, que possam dar mais explicações a respeito de um assunto. De outro lado, a função também é orientar os assessorados (executivos, autoridades públicas, ou funcionários de uma empresa) sobre como devem se relacionar com a mídia. 

A assessoria de comunicação vai além, e conta com o Jornalista e uma equipe de  profissionais de marketing, publicidade e propaganda e relações públicas. Zela pela imagem positiva de um cliente e seus produtos e serviços, divulgando acontecimentos, apontando soluções para problemas, organizando eventos e  facilitando o relacionamento com mídia. Para uma empresa, contar com um profissional ou uma equipe dessa área, é uma estratégia com resultados bem sucedidos, de construção de uma boa imagem perante a opinião pública.

Nós, da equipe de Adriana Pontin Excelência Mkt & Eventos, contamos com esse rol de profissionais e atuamos em elaboração de estratégias com foco em resultados. E nesse dia sete de abril,  desejamos a todos os Jornalistas muito sucesso na jornada, que inclui também comprometimento e ética.

Publicado por

Adriana Pontin

Adriana Pontin

Desde 2008 a Excelência Mkt & Eventos atua como mentoria especializada em fortalecer marcas e desenvolver negócios com soluções inovadoras. Os projetos estão sob a direção da estrategista de marketing e eventos, Adriana Pontin, que desenvolve planejamento estratégico com ações criativas e funcionais integrando as plataformas on-line e off line.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *