Afinal, o que é Comunicação Integrada?

O conceito, que segue ganhado destaque, é uma estratégia que conta com ações definidas e direcionadas para a construção e consolidação de imagem e reputação da marca, ao mesmo tempo em que busca promover a melhor experiência para o seu público.

A comunicação integrada é uma estratégia focada em articular planejamento, análise e execução de ações em diferentes canais de comunicação e marketing. Mas para que se entenda a sua importância, é necessário analisar o contexto da sociedade atual.

Com o advento da internet, as empresas, que eram limitadas aos veículos tradicionais, como televisão, rádio e panfletos para atrair e fidelizar os seus clientes, viram esse horizonte expandir. A era digital permitiu que negócios de todos os portes se vissem inseridos em um ambiente onde é possível aumentar o público-alvo enquanto otimiza os investimentos e melhora o alcance de suas estratégias.

Objetivos e fundamentos

Entre os principais objetivos e fundamentos da Comunicação Integrada estão a coerência, a consistência e a continuidade. Os chamados 3 c’s, defendidos por profissionais como indispensáveis para uma atuação eficaz, dão o tom para que o contato entre empresa e cliente aconteça de maneira cada vez mais sólida e integrada.

Coerência: todas as mensagens, nisso inclui-se a forma como ela será transmitida em cada meio de comunicação, devem estar sempre conectadas de forma harmônica e racional. A experiência do consumidor deve ser semelhante em todos os canais.

Consistência: as múltiplas mensagens ajudam a fortalecer a marca, porém, para isso, elas devem falar a mesma linguagem e caminhar na mesma direção. Os pontos de interação devem transmitir os valores da empresa seguindo um mesmo padrão, evitando a todo custo as contradições.

Continuidade: a fala bastante popular “quem não é visto não é lembrado” ajuda a explicar a importância da comunicação contínua integrada e consistente. A manutenção do contato assertivo com clientes e potenciais clientes favorece a criação de uma relação de fidelidade.

Seja qual for a área de atuação, a comunicação integrada é uma ferramenta que coloca a empresas na dianteira da preferência. Ao ser praticada seguindo as premissas e objetivos, além de buscar oferecer sempre a melhor experiência aos consumidores, essa integração pode ser a chave do sucesso para o seu negócio. Mas, lembre-se: planejamento estratégico é o primeiro passo para dar certo.

Publicado por

Adriana Pontin

Executiva de negócios apaixonada por criar experiências únicas. Co-autora dos livros "Mulheres que empreendem e transformam" e "As donas da P. toda". Especialista em marketing de experiência, turismo de negócios, inovação social e liderança. Atual presidente da Adetunorp (agência de desenvolvimento turístico do Norte do Paraná). Araponguense, mas, pé vermelho de coração. Tutora do Theo, companheiro fiel, além de ser o pug mais lindo do mundo!

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