Câncer de mama tem cura!

filename-utf-8HCL-CampanhaOutubroRosa2016-BannerEstatico-940x225px

Diagnóstico precoce do câncer de mama é a esperança de cura. Conheça suas mamas e faça mamografia anualmente. Cuide-se!

O Movimento Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos onde algumas ações isoladas eram realizadas para incentivar a realização da mamografia. Posteriormente, o Congresso Americano aprovou uma lei instituindo outubro como o mês nacional de prevenção do câncer de mama. Mas foi a Fundação Susan G. Komen for the Cureque lançou o laço rosa, o qual foi usado pelos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York em 1990.

Depois destas iniciativas com grande repercussão nos Estados Unidos, o Outubro Rosa seguiu sensibilizando pessoas, autoridades, empresas e órgãos públicos em todo mundo, sempre enfatizando a importância do diagnóstico precoce. Além da distribuição de laços rosa, a iniciativa de iluminar prédios públicos e monumentos históricos também foi uma estratégia que ampliou a divulgação desta importante campanha de conscientização das mulheres.

No Brasil, a primeira manifestação pública do Outubro Rosa ocorreu em 2002 quando, um grupo de voluntárias conseguiu convencer as autoridades de São Paulo a iluminar o Obelisco do Ibirapuera, com o apoio de uma indústria européia de cosméticos.

Em Londrina, o Movimento Outubro Rosa teve início em 2009, iniciativa das Amigas do Peito, um pequeno grupo de mulheres com câncer de mama que teve o apoio de voluntárias e profissionais do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Além da entrega de laços cor de rosa, elas também usaram os veículos de comunicação como Emissoras de TV, Rádio e Jornais para promover a conscientização das mulheres.

No vídeo abaixo, a empresa Dapel Auto Peças oferecendo palestra com a Dra Rita Inocente com orientação sobre diagnóstico precoce, tratamento e cura do Câncer de Mama.

Publicado por

Adriana Pontin

Executiva de negócios apaixonada por criar experiências únicas. Co-autora dos livros "Mulheres que empreendem e transformam" e "As donas da P. toda". Especialista em marketing de experiência, turismo de negócios, inovação social e liderança. Atual presidente da Adetunorp (agência de desenvolvimento turístico do Norte do Paraná). Araponguense, mas, pé vermelho de coração. Tutora do Theo, companheiro fiel, além de ser o pug mais lindo do mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.