O conceito do que se quer transmitir vira símbolo, logotipo, ambientação de espaço e identidade visual que deve conquistar clientes à primeira vista
A identidade visual é a imagem de uma marca e a primeira comunicação com o público. Por isso, você deve perceber de imediato que, para sua empresa ser bem vista e lembrada, a identidade visual vai muito além do logotipo (ou logomarca, como alguns preferem). É a forma que um negócio encontra de chamar a atenção de seu potencial cliente, fazendo com que ele entenda claramente a mensagem e que se lembre da marca assim que bater o olho, assim como acontece com o símbolo vermelho da Coca-Cola, a maça da Apple, o M amarelo do McDonald’s. Portanto, ela precisa ser pensada como um todo e da forma mais profissional possível.
Começando pelo significado da palavra logotipo que é “símbolo visível de um conceito”, já se mata a charada. Deve sempre existir um conceito por trás da letra, da palavra ou da figura escolhida. Responder as perguntas “O que é o seu negócio? Qual a missão, a visão ou valor deseja transmitir? Quais são os objetivos a que se propõe?” pode te ajudar nessa escolha. Todas as informações devem estar bem definidas para serem representadas em um símbolo aberto à interpretações. Depois dessa etapa, chegamos a cor e ao questionamento que deve responder qual o tom correto para informar tudo o que pretendemos comunicar ao nosso cliente.
O logotipo parece ser mesmo o ponto de partida da identidade visual, mas até chegar ao símbolo ideal, “especialistas em comunicação e design precisam identificar suas necessidades, gostos e personalidade a fim de convergir estes elementos na construção de um logo poderoso e marcante ― parte integrante da identidade visual que permite a empresa se diferenciar da concorrência”, explica o site News Monitor.
Com tudo definido é hora de aplicar a identidade visual criada para a sua empresa. Cartões de visita, folders ou qualquer material institucional, como papel timbrado e envelopes, devem seguir o mesmo padrão. O logotipo estará em tudo e as cores e símbolos “usam” a psicologia para atrair o público. O ambiente físico do negócio também deve remeter a tudo que foi pensado para ele, ali deve ser montado um cenário que conquiste o cliente à primeira vista.
Identificando o conceito e corrigindo eventuais erros, a AP Consultoria Empresarial conta com profissionais especializados em criar a proposta visual da sua empresa, desde a concepção e gestão da marca até o planejamento de ações para melhorar resultados.
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