Diga não à violência contra mulher!

violencia-contra-mulherViolência física, moral, psicológica, patrimonial e econômica

Hoje é o dia em que as escadarias do Teatro Municipal de São Paulo foram palco que reuniu mulheres no ano de 1980 em protesto contra o então índice crescente de crimes contra mulheres em todo o Brasil, que, além de exigir a implementação de políticas públicas e a reformulação do Código Penal, fizeram um pedido de socorro ao país.

Essas mulheres também buscavam dar visibilidade aos milhares de casos de ameaças, constrangimentos, espancamentos, estupros e assassinatos bárbaros esquecidos no anonimato da esfera doméstica por serem na sua grande maioria, cometidos por companheiros, parentes próximos e/ou conhecidos e, por isso também, não denunciados.

Não podemos ficar caladas! Procure ajuda: ligue 180!

O artigo 7º da Lei nº 11.340, a Lei Maria da Penha, traduz como violência psicológica “qualquer conduta que cause dano emocional ou prejuízo à saúde psicológica e à autodeterminação da mulher; diminuição, prejuízo ou perturbação ao seu pleno desenvolvimento; que tenha o objetivo de degradá-la ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, vigilância constante, perseguição, insulto, chantagem, ridicularização, exploração, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio. Traz ainda a definição da violência moral, entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.”

violencia

Publicado por

Adriana Pontin

Executiva de negócios apaixonada por criar experiências únicas. Co-autora dos livros "Mulheres que empreendem e transformam" e "As donas da P. toda". Especialista em marketing de experiência, turismo de negócios, inovação social e liderança. Atual presidente da Adetunorp (agência de desenvolvimento turístico do Norte do Paraná). Araponguense, mas, pé vermelho de coração. Tutora do Theo, companheiro fiel, além de ser o pug mais lindo do mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.